IFÁ ORUNMILLA OTURA NIKO

domingo, 15 de janeiro de 2012

OGBEROSO

                                                        BABALAWO DOUGLAS OTURA NIKO

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                                                                      OGBEROSO
                                                             REZA DE OGBEROSO.
Ogberoso untele axe ebó tó ariku Babawá Orunmilá akpalosinan, akpo ebó rori Orunmilá Iseta Ogberoso untele axe. Ate deku atie. Atie deja, deja atie. Ate akukó, akukó atie. Atie agbado, agbado atie. Atie juju, juju atie. Omólon Otuarumale inkuin okpa adie.
Este é o Odu da verdade e da mentira, onde se confrontam duas inteligências.

A pessoa que vem consultar-se não confirma nada do que lhe é dito na consulta, mas, quando chega em casa, verifica que todas as mentiras que disse se tornarão realidade.

Por este motivo, quando surgir este signo, não deve ser registrado e sim substituído por outro, sacado logo depois. Provoca impressões demasiadamente fortes que podem abalar a saúde da pessoa.

Os filhos deste signo são invencíveis e, por isto, Olofin lhes deu o governo do mundo.

Se o pai da pessoa já estiver morto deve-se dar ao seu egun, um frango e um pargo fresco. Deve-se fazer ebó para que o filho não morra do mesmo mal que o matou.

O Awo deste signo usa um colar de Orunmilá com 16 contas verdes e 16 amarelas em cada gomo.

Neste Odu Orunmilá come com Inle Afokojéri e o Opon fica sobre Inle Afokojeri.

Tem que jogar água em todos os ebós.

Ogberoso fica de pé no tabuleiro e por isto é chamado de "Opon".

Trouxe o costume das pessoas se vestirem com penas de aves.
Quando surge numa cerimônia de atefá

Tem que oferecer um pargo ao Ori e, em seguida, dar a Exú aquilo que ele desejar.
52, todos os Awos presentes devem passar no corpo um ekú, um peixe e milho, que são enterrados num buraco para limpar a negatividade.
52 - Cerimônia que tem por finalidade consultar Ifá marcando o Odu sobre o iyerosun espalhado no opon.
 Agradeça ao espírito de seu pai e reze sempre para ele. Se for vivo, mostre-se sempre grato por tudo o que fez na vida por você.

É preciso ter muito cuidado com as vistas.

A incredulidade pode custar-lhe a própria vida.

Agrade sempre a Exú.

Exú se diverte e ri de seus problemas.

Existe alguém que, com a intenção de prejudicá-lo, só lhe faz o bem.

Não faça mal a ninguém, pois isto será a sua desgraça.

Evite banhos de mar, pois é ali que sua vida corre grande risco.

Muita confusão e desentendimento em casa.

Para que haja prosperidade em sua vida é preciso cuidar de outro Orixá que não é o seu.

A pessoa é filha de Santo homem, mas de homem tem muito pouco.
S
e for mulher pode ser lésbica ou ter tendências para o lesbianismo.

Se não for lésbica, pode ser infiel, e isto poderá significar a sua morte.

Aqui Obatalá lançou uma maldição dizendo: "Aquele que me fizer algum mal, a mim, que não faço mal à ninguém, ficará cego para sempre."

A pessoa sofre obsessão e perseguição de Eguns. Tem que fazer ebó para afastar estes Eguns, e depois, desenvolver um trabalho espiritual para que não voltem a perturbar.

Este Odu prenuncia pranto irremediável.

O Awo deste Odu tem o dom de adivinhação pela revelação de Egun. 
 ITANS DE OGBEROSO.

1 -
Uma filha de Olodumare, mulher de muita beleza, foi à praça em busca de uma aventura amorosa e, desta forma, traiu quem lhe amava.
2 -
Depois, Orunmilá determinou-lhes outro ebó para que os machos e as fêmeas não se vestissem da mesma forma. E elas não obedeceram.
No dia em que Olodumare reuniu diante de si todos os animais, as baratas passaram por uma grande vergonha, pois Olodumare não podia distinguir os machos das fêmeas, uma vez que todos estavam vestidos com roupas idênticas.
Naquele tempo as baratas não enxergavam e Orunmilá mandou que fizessem ebó para adquirirem visão. Feito o ebó, nasceram-lhes os olhos e elas puderam ver.
EBÓS PELO CAMINHO DE OGBEROSO.

1 - PARA PROBLEMAS DE TRABALHO.

Numa encruzilhada de rua, coloca-se no chão, pó de peixe defumado; de ekú; milho; epô pupá; otí; omi e caramelos. Sacrifica-se um pinto em cima de tudo e deixa-se junto a leri. O ará
54 do pinto é amarrado pela pata esquerda com um fio longo, de forma que, ao voltar para casa, possa ser arrastado pelo chão até diante de Elegbara, onde é deixado. Dá-se coco a Elegbara e pergunta-se (com o coco) o destino que será dado ao corpo do pinto e se deverá ser levado inteiro ou cortado em pedaços.
2 - PARA QUE UM HOMEM VOLTE À COMPANHIA DE UMA MULHER.

Passa-se uma moeda de prata nas vistas da mulher, lava-se seu rosto com omieró e se passa um pouco de iyerosun onde se riscou e se rezou Ogberoso. Despacha-se jogando a moeda nas águas de um rio.
Este trabalho só trará o homem de volta se for para o bem da mulher, caso contrário, ela encontrará um outro que a fará muito mais feliz.

54 - Corpo.

3 - PARA TIRAR FEITIÇO DE DENTRO DE CASA.
 
Na porta da rua, na parte de dentro, desenha-se com efun, por três vezes, da direita para a esquerda, o signo de Ogberoso e, sobre eles, faz-se três cruzes. Coloca-se no meio de cada cruz uma quartinha com água que devem ser esvaziadas, uma por dia. (A água é jogada na rua).
No terceiro dia, depois de despachada a água da última quartinha, coloca-se, sobre cada marca do signo, um pouco de pó de ekú e de ejá, um pouco de epô e um punhado de milho. Passa-se um pombo branco nas pessoas da casa e no Awo, e puxa-se, deixando o ejé correr sobre os signos marcados atrás da porta.
Com o ejé, faz-se uma cruz na parte de dentro da porta, passa-se, em cima, um pouco de mel e se cobre com penas do pombo sacrificado, deixando assim durante mais três dias.
No terceiro dia limpa-se tudo e se lava com omi tutu
55 e se despacha nas águas de um rio.
4 - PARA ALIVIAR QUALQUER TIPO DE SITUAÇÃO DESAGRADÁVEL.

Coloca-se, atrás da porta fechada, o igba-Oxóssi. Ao seu lado, arria-se um prato com uma vela acesa no meio. Marca-se Ogberoso no chão, reza-se o Odu e se dá coco e água fresca a Oxóssi, em cima do signo.
Sacrifica-se um eyele sobre o igbá. Abre-se, com uma faquinha, o corpo do pombo do peito para baixo, até o anus.
Coloca-se o ará aberto sobre Oxóssi e se pergunta para onde será levado e de que forma será despachado.

EXÚ WONKE.

Este é o Exú da mentira, tem três caras e leva uma carga diferente para cada uma delas.
Carga da primeira cara: Marfim; chifre de boi; obí; orogbo; osun; espora de galo; iyerosun e dente-de-leão (folha).
55 - Água fresca.

Carga da segunda cara: Raspa de chifre de boi; coco seco; obí; orogbo; osun; 7 grãos de feijão; 7 grãos de ataré; 7 pimentas-da-china; folhas de copey (Clusia rosea. Jacq.).
Carga da terceira cara:
As cabeças são montadas dentro de um casco de ajapá que leva, dentro, um otá de rio. Modela-se um só vulto com três caras, uma para cada lado. Enfeita-se tudo com contas pretas e vermelhas. Os olhos e as bocas são confeccionados com búzios.
Para este Exú, acende-se sempre três velas ou três lamparinas, uma para cada cara.
Sempre que se der ejebale
Azougue; areia do mar; terra preta; terra recolhida de quatro caminhos diferentes. 56 de qualquer bicho, tem que sacrificar, antes, três pintos, um para cada cara.
SEGREDO DO ODU.

Se você perdeu um parente afogado no mar, tem que dar um galo ao egun e, em seguida, oferecer um pargo à Orunmilá. As aletas da barriga do pargo e uma do lado esquerdo devem ser colocadas dentro de seu Ifá, para que vença na vida.
Cuidado com pessoas que o vigiam, esperando a chance para traí-lo.

56 - Sacrifício com sangue.

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