IFÁ ORUNMILLA OTURA NIKO

domingo, 1 de janeiro de 2012

OGBE YEKU


                                                                 I I I
Ogbeyeku Babá Omolú Ogbeato Awo edan adifafun Inaxe Ikú Agba Iworo akú kata, Oló owolá tinxé ni apé, Yangi omó bogbo eranko lorugbo elegbó.

Quando este Odu surge durante a consulta não deve ser inscrito no oponifá

Fala de separação conjugal na qual terá influência determinante para bons ou maus resultados.
Determina perda de cargos ou de emprego. É preciso cuidar para que a posição atual não seja ameaçada.
Não se deve dar opinião sobre uma questão alheia pois isto poderá trazer problemas e repercussões negativas.
Uma pessoa distante obterá uma nomeação para cargo importante.
A pessoa é viciosa e precisa refrear seus instintos sexuais.
Indica surgimento ou existência de uma situação delicada que se configura devido a desentendimentos em família.
A mãe não quer que o filho se case desejando mantê-lo sempre sob sua tutela, olvidando-se de que o filho ou a filha precisa manter relacionamento sexual com a pessoa escolhida para toda a vida.
36, devendo ser substituído por Oyekunilogbe (*)
(*) Representação indicial de Oyekunilogbe:

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36 - Tabuleiro divinatório, o mesmo que opon.
 Indica que o consulente não foi criado pelo próprio pai.
Prenuncia, caso o pai do cliente seja vivo, sua morte no prazo de um ano.
Prenuncia que o consulente só morrerá em idade avançada.
É preciso cuidar de Orixá e de Egun para que a vida transcorra com total tranqüilidade.
É necessário dominar o próprio gênio. Para evitar complicações, não discuta com ninguém.
Cuidado com problemas judiciais gerados em papéis de origem duvidosa ou escusa.
Denuncia problemas do estômago e do sistema circulatório.
A pessoa procura um cônjuge de boa índole, mas não o encontra.
Vive-se rodeado de inimigos e pessoas invejosas.
As mulheres deste signo gostam de homens mais jovens que elas.
Neste Ifá fala o bode: A pessoa não tem casa. Tem suor de cheiro ativo. Suas digestões são lentas e difíceis. Não deve tomar muitos líquidos durante as refeições. Está sempre reclamando de alguma coisa. Dorme pouco e é muito nervosa.
É preciso tocar a testa, todos os dias, com o alfanje de Oxun.
Ensina que a urina possui a virtude de desmanchar feitiços da mesma forma que elimina as impurezas do organismo.
É preciso que se escovem os dentes com muita constância e que se lave a boca sempre que comer alguma coisa para manter a saúde dos dentes.
Aqui Oxun não conseguia encontrar Aganjú que havia se enterrado numa cavidade da terra. Quando o encontrou, saudou-o com a seguinte cantiga:
Eda efon xuro mi, Orun eda, ewe eda efon Aganjú kawo.
Osoworo mobo sodoromi yare Iyalode.



I -
Um velho vendedor de tecidos do mercado, sabedor do problema, foi consultar Ifá, na esperança de poder assumir a coroa real.
Na consulta surgiu Ogbeyeku que prescreveu um ebó composto de um bode preto, muitos panos e muitas moedas.
Feito o ebó, o velho dirigiu-se às cercanias do palácio onde permaneceu aguardando os acontecimentos.
Ao vê-lo os membros da corte pensaram logo em coroá-lo rei, pois, por sua idade e aparência, não tardaria muito a morrer, o que lhes permitiria então coroar uma outra pessoa, de acordo com seus interesses.
Assim foi feito, mas, graças ao ebó que havia oferecido, ao contrário do que todos esperavam, o velho viveu por muitos e muitos anos, governando com justiça e sabedoria.
Este ebó deve ser feito para assegurar uma posição que esteja sendo ameaçada.
                                                   ITANS DE OGBEYEKU O rei de Ifé havia morrido e os membros da corte procuravam alguém de idade avançada para substituí-lo, na esperança de que esta pessoa, por ser muito velha, viesse a morrer também em pouco tempo.
OBSERVAÇÃO
: Ao fazer-se este ebó em alguém coloca-se, na cabeça da pessoa, o adê de Oxun. Neste caso não se pode usar folhas de oxibatá, que serão substituídas por folhas de sapoti.
                                SEGURANÇA PELOS CAMINHOS DE OGBEYEKU.

Oferece-se à Osain, um eiyelé pintado, nove peixes frescos pequenos. Separa-se a cabeça do pombo e os nove peixinhos, torra-se e faz-se pó que deve ser misturado às folhas e sementes de sapoti, iyerosun rezado de Ogbeyeku e um pitirre
37 seco de Osain, mistura-se tudo e está pronto o Inxé.
                                                             EXÚ EMERE.

Terra de casa, terra de cemitério, terra de encruzilhada, sete sementes de aberé, pó de cabeça de galo e de ajapá
38, obí, orogbo e três ikins.
37 - Pássaro muito popular em Cuba. Cabeça, pescoço, pés, bico e asas brancas; peito e barriga brancos. (Tyrannus Magnirostris). Semelhante ao pardal, mas de tamanho menor.

38 - Cágado - jabotí. 

Mistura-se tudo e, preparada a massa, modela-se o ori do Exú, que deve ser adornado com muitas contas e búzios.
Este Exú chegou a Terra por este signo, acompanhado de Oxumarê.

                                                       FOLHA DE OGBEYEKU.

Sapoti. Esta folha, que pertence aos Ibejis, possui poderes medicinais extraordinários. O seu chá combate a insônia. Maceradas e misturadas com cinzas podem ser usadas em banhos, misturadas com água, para neutralizar feitiços.

                                                                 I I I
                                                                 I I I
                                                                 I I I
                                                          OGBEYEKU
REZA DO ODU.
                                              babalawo douglas otura niko                                                                     

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